Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

12 de jun. de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA - PME



A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ivaté convidou a sociedade civil, profissionais da Educação, Executivo, Legislativo e Conselhos para participarem da Audiência Pública para a leitura do documento base do Plano Municipal de Educação. O evento foi realizado no dia 11 de junho, às 08 horas, no Sindicato Rural de Ivaté, localizado na Avenida Minas Gerais, nº 2.921. 



Recentemente, foi encerrada uma das etapas para a elaboração do Plano Municipal de Educação. Secretária de Educação, Equipe Técnica, Comissão Coordenadora e Conselho Municipal de Educação reuniram-se para discutirem, através de Câmaras Temáticas, estratégias para elaboração das diretrizes do documento, considerado de suma importância para a construção de políticas públicas para o Setor Educacional da cidade.
O Plano está enquadrado em 20 metas que foram resumidas em 10 abrangendo todos os níveis de formação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com atenção para detalhes como a Educação Inclusiva, a melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a formação e plano de carreira para professores, bem como a gestão e o financiamento da Educação.

“Todo esse processo democrático em construção estabelece metas e diretrizes educacionais para o nosso município para os próximos 10 anos. O Plano Municipal não é destinado apenas às escolas da Rede Municipal, mas a todas as crianças, jovens e adultos matriculados desde a Educação Básica até o Ensino Superior”, ressaltou a Dirigente Municipal de Educação, Silvana dos Santos Fonseca.
Na etapa anterior, as Câmaras Temáticas foram divididas em: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação Profissional, Gestão Democrática, Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação, discutidas separadamente.
Cerca de 90 pessoas, entre membros da sociedade civil, profissionais de Educação e autoridades municipais, participaram da Audiência Pública voltada à leitura pública das metas e estratégias propostas ao longo do documento-base do inédito Plano Municipal de Educação de Ivaté.

Agora, o texto final também será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação e posterior sanção pelo Poder Executivo. De acordo com as normas do PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado pelo Ministério da Educação no ano passado, todos os municípios deverão estar com os seus planos municipais constituídos ou adequados às metas nacionais, até junho de 2015.


Fonte: Letícia S. Pestana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!