Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

25 de nov. de 2010

QUEBRANDO O SILÊNCIO!


A sargento Tânia Guerreiro, da Polícia Militar do Paraná palestrou sobre a pedofilia, a criança e o adolescente como vítimas da violência que teve como tema: “Quebrando o Silêncio” na 2ª Semana de Prevenção e Combate a Violência e as Drogas” promovido pela Secretaria do CRAS de Ivaté.

A intenção da sargento, que trabalha há mais 25 na área, é colher um milhão de assinaturas, por meio de manifesto popular, para inserir a pedofilia no Código Penal por no mínimo 30 anos de condenação, e que desde 1940 não sofre reformulações. “Enquanto não houver punição adequada, o crime continuará correndo solto e fazendo cada vez mais vítimas”.

Em outras localidades, segundo a sargento, a legislação foi modificada em prol da punição severa. “No Brasil, o pedófilo pega pena mínima e sai após cumprir apenas parte dela, por bom comportamento”.


“Garanto que é impossível identificar um pedófilo, pois pratica ações cotidianas normais e tem vida sexual normal. Faz o que faz somente entre quatro paredes porque tem domínio absoluto sobre a vítima”, explicou a militar.

A sargento abordou as maneiras de o pedófilo agir, suas preferências, oportunidades e aquilo que o atrai, fornecendo dados. De acordo com ela, as crianças de até cinco anos não entendem o ato como agressão, mas carinho, não contando aos outros o que acontece porque geralmente é pedido segredo. Mais tarde, quando começam a compreender, o agressor faz chantagens em troca do ato e do pacto de silêncio.

Não há tratamento que recupere os danos de quem sofreu violência sexual, nem mesmo para o pedófilo. As conseqüências podem ser apenas minimizadas. A sargento Tânia Guerreiro informou que, no Brasil, uma criança é violentada a cada oito minutos. Já em Curitiba e região metropolitana, a violência sexual atinge quatro crianças por dia, sendo praticados pelo padrasto e pelo pai, no âmbito doméstico. Não é somente o homem que pode ser pedófilo; 10% dos registros envolvem mulheres.

Os danos que podem ser acarretados às vítimas são distúrbios na estrutura física e nas funções do cérebro, isolamento por se sentirem diferentes das outras crianças, incapacidade de desabafar, tonturas, desmaios, ansiedade, culpa, raiva, vergonha, depressão, gravidez precoce proposital, insucesso, uso abusivo de álcool e drogas, distúrbios no sono e na alimentação, urina na cama, perda da confiança na figura masculina, entre outros.

Ao final, a sargento agradeceu a oportunidade em divulgar o assunto e pediu apoio para atingir o número de assinaturas necessárias. O Prefeito e os membros do CRAS se comprometeram a ajudar.

Procurem o CRAS do município e assine o abaixo-assinado, levando junto seu RG. e se possível leve consigo o maior número de pessoas assim, você também poderá fazer parte dessa corrente contra a pedofilia.

2 comentários:

  1. Uma palestra com grandes esclarecimentos.Parabéns ao Prefeito e ao CRAS por mais essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Ivaté por ter recebido a Sargento Tânia Guerreiro, em seu incansável trabalho de alertar, ensinar a combater e prevenir a Pedofilia.
    Somente com conhecimento é que poderemos multiplicar a prevenção e o combate à esse mal que deixa marcas profundas em suas vítimas e familiares.
    Que iniciativas assim, se multipliquem, e que todos tenham acesso às informações que podem salvar crianças e jovens de crimes como esse.

    Att.
    Marinyr G Chila
    Curitiba

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!