Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

8 de nov. de 2010

Confira perguntas e respostas sobre os principais problemas do Enem

Estudantes que se sentiram prejudicados poderão reclamar em site do MEC.

O G1 elaborou uma lista com as principais perguntas enviadas por leitores sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As respostas estão baseadas em informações divulgadas pelo Ministério da Educação neste fim de semana, após a aplicação das provas.

Confira perguntas e respostas:

Preenchi o gabarito invertido porque segui os cabeçalhos, que estavam errados. O que fazer?

Quando o site para reclamações começa a funcionar?
Na quarta-feira (10) e fica aberto até o dia 16.

Respondi metade das questões na ordem numérica e metade na ordem invertida porque os fiscais não sabiam informar o que fazer. Como será corrigida minha prova?

Você deve fazer uma reclamação na página que o MEC colocará no ar na quarta-feira (10).

Fiz a prova amarela no primeiro dia. Tinham questões faltando, outras duplicadas e questões da prova branca no meio do caderno. Foi um caos. O que fazer?

O ministério informou que vai analisar os problemas individualmente. Se avaliar que algum candidato foi prejudicado, o Inep não descarta uma maneira de reaplicar o exame a essas pessoas.

Quantas provas amarelas do primeiro dia do Enem 2010 tiveram problemas?

Apesar de ainda não ter um levantamento de quantas pessoas tiveram problema com o exame, a estimativa é de que cerca de um 1% das provas amarelas, cerca de 20 mil cadernos, estavam com erros de impressão. A maior parte dos cadernos – 90%, segundo o Inep – teria sido trocada pelos fiscais.

A prova pode ser anulada?
Por enquanto, o MEC descarta essa possibilidade.

Os estudantes prejudicados podem tomar alguma medida na Justiça?

Segundo reportagem da Agência Brasil, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, orienta os estudantes que se sentirem prejudicados pelo erro de impressão na folha de respostas a procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. Cavalcante acredita que uma das possibilidades é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

Fui desclassificada porque meu celular tocou no local de prova. Posso fazer uma reclamação?

O uso de celular no local de prova era proibido. Casos de fraudes com o uso de celular serão investigados pelo MEC e os estudantes podem ser processados.

Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem?
Nesta terça-feira (9), às 18h, segundo o MEC.

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/confira-perguntas-e-respostas-sobre-os-principais-problemas-do-enem.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!