Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

12 de nov. de 2013

IVATÉ É CONTEMPLADA COM ÔNIBUS RURAL PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR



O Prefeito Sidinei Delai entregou no dia 01 de novembro as chaves do ônibus rural escolar ORE 3 (capacidade 59 alunos sentados) a Secretária Municipal de Educação Silvana dos Santos Fonseca, adquirido pelo Plano de Ações Articuladas – PAR, durante a feira do agricultor.



Adquirido através do Programa do FNDE – Programa Caminho da Escola e assistência financeira do MEC, no valor de R$240.500,00, ele atenderá a rota Herculândia x Ivaté, manobrado pelo motorista da Seduc Aguinaldo Cesar Gollo. 



Ele substituirá o antigo ônibus rural modelo 1993 que ficará de reserve na Seduc, para atender projetos esportivos entre outros. Dessa forma, a Secretaria de Educação possui uma frota escolar nova e padronizada.



O Município aguarda ainda outras aquisições pelo PAR. O sistema é monitorado no mínimo duas vezes por dia pela técnica da Seduc Letícia de Souza Pestana, para que não corra o risco de perder nenhum recurso. 

Dados do Programa:

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.
O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Fonte: Letícia S. Pestana – Tecnica do PAR na Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!