A partir de 2014, os Operadores Municipais Máster (OMM) do Programa Bolsa Família na área de Educação passarão a ter outra nomenclatura, a de Coordenador Municipal do Programa Bolsa Família na Educação. A decisão é do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A informação foi divulgada por meio de um ofício.
A mudança implica em orientações mais amplas que estão diretamente vinculadas com as políticas de fortalecimento da educação no âmbito do Bolsa Família. A recomendação do MEC, é que cada Secretaria Municipal de Educação defina quem será o Coordenador Municipal do Programa. A sugestão é de que o atual Operador Municipal Máster ocupe essa posição, isto é, continue exercendo as atividades.
Além da coleta e do registro da frequência escolar do Programa Bolsa Família, cabe ao coordenador sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar, as famílias participantes e as áreas da saúde e da assistência social em busca de ações intersetorializadas a fim de atender às demandas.
Outra novidade é a de que o MEC, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), lançará ainda neste semestre o Programa Nacional de Formação de Gestores da Educação do Programa Bolsa Família. A ideia é melhorar a qualidade das atividades desenvolvidas pelos coordenadores municipais do Bolsa Família. O programa de formação vai oferecer cursos de especialização e extensão universitária em gestão da educação. Poderão participar coordenadores municipais do Bolsa Família e Dirigentes Municipais de Educação. A vagas serão disponibilizadas por município, conforme demanda das coordenações estaduais do Bolsa Família. Os interessados deverão entrar em contatos com essas coordenações para mais informações.
Fonte: UNDIME
BY: Letícia de Souza Pestana
Coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família na Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!