Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

25 de mar. de 2013

IVATÉ ADERE NOVAMENTE AO PROJETO TRILHAS



PROJETO TRILHAS 


            A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes recadastrou novamente no  Projeto Trilhas a Formadora Local a Tutora Rilda Andreuci de Souza.

            O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) do Instituto Natura, da Comunidade Educativa CEDAC com o apoio e acompanhamento do Núcleo Regional de Educação (NRE). O Projeto é composto por diferentes materiais que visam criar oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil, à cultura escrita e a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas.



A SECRETARIA se compromete a:

I. Designar um representante de sua Secretaria que seja, preferencialmente, coordenador ou técnico efetivo da Rede responsável pelo ano escolar que se destina o material (1o ano) ou responsável pela área de leitura e escrita e/ou pela formação continuada em seu município, que ficará encarregado por:

    a.        Participar dos Encontros Estaduais – Encontro organizado por professores universitários da Rede de Ancoragem com o representante indicado pela Secretaria de Educação. Nesses encontros o representante irá receber orientações sobre o uso do material TRILHAS e apoio para a realização de Encontros Locais.

    b.        Coordenar e realizar Encontros Locais – Encontro organizado pelos representantes dos municípios e/ou estado (técnicos indicados pela Secretaria de Educação) com os diretores e/ou coordenadores das escolas. Nesses encontros os participantes irão receber orientações sobre o uso do material TRILHAS e apoio para a realização dos Encontros Escolares. Sugerimos que estes sejam realizados uma ou duas vezes por semestre em cada município participante do Projeto.

    c.        Supervisionar e acompanhar a realização dos Encontros Escolares – Encontro organizado pelos diretores e/ou coordenadores das escolas com o(s) professor(es) a partir das orientações e materiais de apoio recebidos no Encontro Local. Sugerimos que estes sejam realizados mensal ou quinzenalmente nas escolas estaduais e/ou municipais dos municípios participantes.

II. Providenciar transporte para o representante selecionado se deslocar para a cidade em que ocorrerá o Encontro Estadual e/ou Encontro Regional que serão realizados preferencialmente em cidades próximas ao seu município.


O Projeto TRILHAS se compromete a:

I.   Convidar um representante da Secretaria para participar do Encontro Estadual.

II. Custear as despesas de acomodação e alimentação do representante da Secretaria quando ocorrerem os Encontros Estaduais.

III. Fornecer materiais técnicos e pedagógicos necessários aos Encontros Estaduais, Locais e Escolares.

IV. Realizar os Encontros Nacionais e Estaduais.

V. Organizar e alimentar o Portal TRILHAS com novos materiais, fóruns, debates e outras iniciativas que auxiliem a todos os participantes da Rede de Ancoragem no compromisso com as aprendizagens das crianças.




ACESSEM O LINK DO PROJETO TRILHAS E CONFIRAM O SITE:

http://www.institutonatura.org.br/projetos/trilhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!