Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

7 de dez. de 2011

Anexo III.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IVATÉ
ESTADO DO PARANÁ.

Integrante do Concurso Público de Nº 001/2011.

Anexo III.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10 QUESTÕES.

Cargo referente em nível de terceiro grau.
Língua Portuguesa: 10 questões
Interpretação de texto.
Gramática:
Fonemas. Encontros vocálicos. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Emprego dos porquês. Ortografia. Homônimos e Parônimos. Substantivo. Adjetivo. Pronome. Conjunções. Advérbios. Verbo. Estrutura e Formação das Palavras. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Verbos: Transitivos, Intransitivos e de Ligação. Concordância verbal e Concordância nominal. Pontuação e Figuras de linguagem.

Cargo referente em nível de Ensino Médio.
Língua Portuguesa: 10 questões
Interpretação de texto.
Gramática:
Fonemas. Encontros vocálicos. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Emprego dos porquês. Ortografia. Homônimos e Parônimos. Substantivo. Adjetivo. Pronome. Conjunções. Advérbios. Verbo. Estrutura e Formação das Palavras. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Verbos: Transitivos, Intransitivos e de Ligação. Concordância verbal e Concordância nominal. Pontuação e Figuras de linguagem.

Cargo referente em nível de Ensino Fundamental.
Língua Portuguesa: 10 questões
Interpretação de texto.
Gramática:
Fonemas. Encontros vocálicos. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Emprego dos porquês. Ortografia. Homônimos e Parônimos. Substantivo. Adjetivo. Pronome. Conjunções. Advérbios. Verbo. Estrutura e Formação das Palavras. Tipos de sujeito e Tipos de predicado. Verbos: Transitivos, Intransitivos e de Ligação. Concordância verbal e Concordância nominal.

Cargo referente em nível de Alfabetizado.
Língua Portuguesa: 10 questões
Interpretação de texto.
Gramática:
Encontros vocálicos. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Emprego dos porquês. Ortografia. Verbos. Substantivo. Adjetivo. Pronome. Conjunções. Advérbios. Tipos de sujeito e Tipos de predicado.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE MATEMÁTICA:
10 QUESTÕES.



Cargo referente em nível de terceiro grau.
Matemática: 10 questões
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação. Sistema de numeração decimal e não decimal. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Razão e Proporção. Juros simples e compostos. Porcentagem. Equações, ineqüações e sistemas de equações de 1º e de 2º graus. Polinômios. Produtos notáveis. Relações métricas no triângulo retângulo. Fatoração. Expressões numéricas. Funções: função do primeiro e do segundo grau, função exponencial e logarítmica. Medidas de ângulos, tempo, comprimento, superfície e capacidade. Perímetro e área das figuras planas. Volume dos sólidos: Cubo, prisma, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Equação algébrica. P. A. e P.G.



Cargo referente em nível de Ensino Médio.
Matemática: 10 questões
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação. Sistema de numeração decimal e não decimal. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Razão e Proporção. Juros simples e compostos. Porcentagem. Equações, ineqüações e sistemas de equações de 1º e de 2º graus. Polinômios. Produtos notáveis. Relações métricas no triângulo retângulo. Fatoração. Expressões numéricas. Funções: função do primeiro e do segundo grau. Medidas de ângulos, tempo, comprimento, superfície e capacidade. Perímetro e área das figuras planas. Volume dos sólidos: Cubo, prisma, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Equação algébrica. P. A. e P.G.



Cargo referente em nível de Ensino Fundamental.
Matemática: 10 questões
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação. Sistema de numeração decimal e não decimal. Grandezas direta e inversamente proporcionais. Juros simples e compostos. Porcentagem. Razão e proporção. Equações, ineqüações e sistemas de 1º e de 2º graus. Relações métricas no triângulo retângulo. Expressões numéricas. Medidas de tempo. Medidas de comprimento, superfície e capacidade. Volume dos sólidos: Cubo, prisma, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Ângulos: medidas de ângulos e operações.



Cargo referente em nível de Alfabetizado.
Matemática: 10 questões
Operações com números naturais. Operações com frações. Operações com números decimais. Área e perímetro das figuras planas. Porcentagem. Medidas de capacidade e Medidas de massa.






CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
20 QUESTÕES:


01- CARGO PÚBLICO: ADVOGADO.
As perguntas serão elaboradas de acordo com esses conteúdos: Constituição da República Federativa do Brasil, 1.988 e suas emendas. Lei Nº10.406 de 10/01/2002. Decreto Lei Nº2.848 de 07/12/1940, atualizado pelas Leis Nº7.209 de 11/07/1984 e Lei Nº9.677 de 02/07/1998. Lei Nº 5.869 de 11/01/1973. Lei Nº 10.520 de 17/07/2002. Lei Nº 8.666/93 de 21/06/1993 e suas alterações. Lei Nº 6.830/80 de 22/09/1980. Lei Complementar Nº101/2000 de 04/05/2000. Lei Nº 4.320/64 de 17/03/1964. Lei Nº10.741/2003 de 01/10/2003. Lei Nº 5.172 de 25/10/1966. Lei Nº 8.429 de 02/06/1992. Lei Nº 10.257 de 10/07/2001, (Estatuto das Cidades). Lei nº 8078 de 11/09/1990 (Código de Defesa do Consumidor. Constituição do Estado do Paraná e suas emendas. Possuir conhecimentos gerais sobre: Direito Administrativo. Direito Eleitoral. Direito Constitucional. Direito Tributário. Direito Civil. Direito Processual Civil, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto das Pessoas com Deficiências, Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil e Código de Ética e Disciplina da OAB e as seguintes Leis Municipais: Lei Orgânica, Lei Complementar Nº 009 de 01 de dezembro de 1993 – Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Ivaté e Regimento Interno da Câmara Municipal.

02 - CARGO PÚBLICO: CONTADOR.
Possuir Conhecimentos da Constituição da República Federativa do Brasil, 1.988 e suas emendas. Código Tributário Nacional Lei nº Lei 5.172/1966 de 25/10/1966, Lei Complementar Nº101/00 de 04/05/2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei Nº 6.830/80 de 22/09/1980. – Execução Fiscal. Lei Nº 8.666/93 de 21/06/1993 (de Licitações e Contratos Administrativos) e suas alterações. Lei Nº 4.320/64 de 17/03/1964. Plano Plurianual-PPA. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Lei Orçamentária Anual LOA. Noções sobre Impacto Orçamentário e Financeiro. Prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Auditoria. Código de Ética do Contador. Constituição do Estado do Paraná e suas emendas. Lei Orgânica e Lei Complementar Nº 009 de 01 de dezembro de Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de IVATÉ.. Possuir conhecimentos gerais em: Empenhos, recibos, notas de despesas, processo de licitação, sistemas informatizados, possuir conhecimentos em contabilidade pública, execução e análise de balanços e balancetes, racionalização e automação do plano diretor, realização de perícias contábeis, emissão de pareceres e relatórios sobre assuntos financeiros, orçamentários e possuir conhecimentos de informática:
Informática:
- Sistema Operacional Microsoft Windows:
- Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle);
- Organização de pastas e arquivos;
- Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear);
- Mapeamento de unidades de rede.
- Editor de Textos Microsoft Word:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Criação e manipulação de tabelas;
- Inserção e formatação de gráficos e figuras;
- Geração de mala direta.
- Planilha Eletrônica Microsoft Excel:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Utilização de fórmulas;
- Geração de gráficos;
- Classificação e organização de dados.
- Internet:
- Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail);
- Infraestrutura.


03- CARGO PÚBLICO: ENFERMEIRO.
Código de ética dos profissionais de enfermagem; Lei do exercício profissional; Sistema Único de Saúde; Administração de enfermagem (manuais, planejamento de assistência, administração de recursos materiais, educação continuada); Vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória; Doenças e Agravos não transmissíveis; Biossegurança; Infecção hospitalar; Técnicas de enfermagem; Reprocessamento de materiais; Imunização; Programas de Saúde da mulher, Saúde da criança; Saúde do adolescente; Saúde do Idoso; Saúde do homem, Gestação de alto risco; Urgências e emergências.

04- CARGO PÚBLICO: ENGENHEIRO CIVIL.
1) TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ELEMENTOS DAS EDIFICAÇÕES:
Cobertura, vedações verticais e acabamentos.
2) TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS E FUNDAÇÕES:
Infra-estrutura e supra-estrutura.
3) IMPLANTAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS:
Locação de obras, Escavações, contenções e controle de águas.
4) PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS:
Instalações hidráulicas, sanitárias, pluviais, prevenção contra incêndio, elétricas e telefônicas.
5) PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO:
Dimensionamento de elementos estruturais de acordo com a NBR 6118/2003. Noções de utilização de softwares para o dimensionamento estrutural em concreto armado.
6) PLANEJAMENTO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DE OBRAS:
Elaboração de memoriais descritivos, orçamentos, medições e cronogramas.
7) LEGISLAÇÃO ESPECIFICA PARA LICITAÇÕES:
Lei de licitações e contrato administrativo nº 8666/1993.
8) SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO:
Norma Regulamentadora - NR 18, condições e meio ambiente no trabalho na indústria da construção civil.
BIBLIOGRAFIA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRAS DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118. Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2003, 170p.
BOTELHO, M.H.C.; MARCHETTI, O. Concreto Armado eu te amo. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 3a Edição, 2002, 423p.
LEONHARDT, F; MÖNNIG, E. Construções de Concreto. Editora Interciência, Vls. 1 a 6 - Rio de Janeiro – 1981.
FUSCO, P.B. Técnica de armar estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1995.
ADAMS, C.; CHING, Francis D.K. Técnicas de Construção Ilustradas Bookman Companhia Ed (2001)
AZEREDO, H. A. O Edifício e seu acabamento. Ed. Edgard Blucher Ltda. 1987.
AZEREDO, H. A. O Edifício até sua cobertura. Ed. Edgard Blucher Ltda. 1997.
BORGES, R. S.; BORGES, W. L. Instalações prediais hidráulico-sanitárias e de Gás. Editora Pini. 1992.
HIRSCHFELD, H. A Construção Civil e a Qualidade. Atlas (1996)
HIRSCHFELD, H. Construção Civil Fundamental. Atlas (2000)
MASSAD, F. Obras de Terra - Curso Básico de Geotecnia. Oficina de Textos. 2003.
MESEGUER, A. G. Controle e Garantia da Qualidade na Construção. Pro Editores (1991)
SOUZA, R.; MEKBEKIAN, G. A Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. SEBRAE – SINDUSCON SP Centro de Tecnologia de Edificações. Ed. Pini Ltda. 1996.
SOUZA, U. E. L. Projeto e Implantação do Canteiro. Rosa Editora Ltda. 2008.
NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
CIMINO, R. Planejar para construir. São Paulo, Editora PINI, 1987.
GOLDMAN, P. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil. 2ª edição,São Paulo, Editora PINI, 1986.
LIMMER, C.V. Planejamento, orçamento e controle de projetos e obras. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1997.
MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. Livros Técnicos e Científicos Editora. 1996.
RIPPER, E. Manual prático de materiais de construção - Recebimento, transporte interno, estocagem, manuseio e aplicação. 1ª edição, São Paulo, Editora PINI, 1995.
TISAKA, M. Orçamento na Construção Civil - Consultoria, projeto e execução. Editora Pini. 2006.
YAZIGI, W. A técnica de edificar. 2ª edição, São Paulo, Editora PINI/SindusCon-SP, 1999.

05- CARGO PÚBLICO: FISIOTERAPEUTA.
O candidato deverá possuir conhecimentos gerais sobre a fisioterapia, desde a avaliação até o planejamento da conduta adequada e coerente, nas diversas áreas de atuação, dentre elas: ortopedia (traumatologia e reumatologia), eletroterapia, neurologia, pediatria, cardiorrespiratória e geriatria. Possuir conhecimentos técnico-científicos acerca da aplicação de técnicas e/ou condutas fisioterápicas, visando a reabilitação do paciente como um todo. Além disso obter conhecimentos sobre a legislação específica da fisioterapia, assim como atuação dos órgãos fiscalizadores CREFITO e COFFITO.

06- CARGO PÚBLICO: PSICÓLOGO.
As perguntas serão elaboradas de acordo com esses conteúdos:
História da Psicologia; Teorias da Psicologia; Ética em Psicologia; Dinâmica familiar; Desenvolvimento da personalidade Psicopatologica; Psicologia da aprendizagem; O binômio saúde/doença: A produção social da saúde, a relação profissional de saúde/usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas instituições de saúde: Funções/papéis/atribuições do Psicólogo. O Psicólogo e a saúde mental: A saúde mental no Brasil: origem/evolução, saúde mental, psicossomática, trabalho. Terapias ambulatoriais em saúde mental e Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA– Lei n.º 8.069 de 13/07/90. Política Nacional do Idoso – PNI- Lei n.º 8.842 de 04/01/94 e Decreto N.º1.948 de 03/07/96. Estatuto do Idoso – Lei Nº10. 741/2.003. Pessoa Portadora de Deficiência – Lei N.º 10.098 de 19/12/00. e Lei N.º 7.853 de 24/10/89 e Decreto Nº. 3.298 de 20/12/99.

07 - CARGO PÚBLICO: NUTRICIONISTA.
TÉCNICA DIETÉTICA: conceitos, seleção e preparo de alimentos, características e qualidade dos alimentos. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL. MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL. NUTRIÇÃO NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA: gestantes e lactantes, crianças e adolescentes, adultos e idosos. OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA. ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANTIOXIDANTES. INTERAÇÃO ENTRE DROGA E NUTRIENTE. IMUNOLOGIA. SAÚDE PÚBLICA: doenças carenciais, doenças crônicas, atuação do nutricionista na atenção primária a saúde, epidemiologia. SISTEMAS E POLÍTICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: LOSAN, CONSEA, SISAN, PNAN. INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS. TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL E ENTERAL. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. ALIMENTAÇÃO COLETIVA: planejamento físico e funcional das unidades de alimentação e nutrição, organização, gerenciamento de Recursos Humanos, controle Higiênico-Sanitário, planejamento de cardápios. SUS. PATOLOGIA E DIETOTERAPIA: na obesidade, doenças hepáticas e pancreáticas, doenças intestinais, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças gastrointestinais, doenças cardiovasculares, câncer. MICROBIOLOGIA.

08 - CARGO PÚBLICO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
- As perguntas serão elaboradas de acordo com esses conteúdos:
• Os pressupostos históricos, filosóficos e políticos da educação física.
• Avaliar em educação física.
• Prática pedagógica em Educação Física: métodos e princípios.
• Os aspectos do crescimento e desenvolvimento motor infantil.
• A relação pedagógica entre educação, esporte e aula de educação física.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: educação Física (1º e 2º ciclo). Rio de Janeiro DP&A, 2000. (e 3º - 4º ciclo - 1º parte).
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 e Lei 10639/03 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional.
GALLAHUE, David e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2001. (Infância).
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.
BORSARI, J. R. Educação física da pré-escola à universidade: planejamento, programas e conteúdos. São Paulo: EPU, 2007.
PALMA, A. V. P.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. Londrina: EDUEL, 2010.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2008.
XAVIER, P. T. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole, 1986.
MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. O que e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009.
SCARPATO, M. Educação física: como planejar as aulas na educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007.


09 - CARGO PÚBLICO: PROFESSOR.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais – Secretaria de Estado da Educação do Paraná;
ALMEIDA, Geraldo Peçanha – A Produção de Textos nas Séries Iniciais, Editora Wak, 2006;
SOLE, Isabel – Estratégias de Leitura, Editora Artimed, 1998;
ANDALÓ, Adriane, Didática de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, Alfabetização, Letramento, Produção de texto – Em busca da palavra mundo, Editora FTD, 2000;
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO, Patrícia, Cadernos do Mathema, Jogos de matemática de 1º a 5º ano, Editora Artmed, 2007;
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez, OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de, ARAVENA, César Jaime Oliva – Didática de Educação Física, A Criança em Movimento, Jogo, prazer e transformação, Editora FTD, 1998
FERREIRO, Emilia – TEBEROSKY, Ana – Evolução da Escrita, capítulo 6 do livro Psicogênese da Língua Escrita, Editora Artmed, 1999;
HOFFMANN, Jussara – AVALIAR: respeitar primeiro, educar depois, Editora Mediação, 2008;

10 - CARGO PÚBLICO: EDUCADOR.
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME 1 (Introdução);
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais – Secretaria de Estado da Educação do Paraná;
AROEIRA, Maria Luísa C., SOARES, Maria Inês, MENDES, Rosa Emília A. – Didática de Pré-Escola Vida Criança – Brincar e Aprender, Editora FTD, 1996;
PANIZZA, Mabel e colaboradores – Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais;
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez, OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de, ARAVENA, César Jaime Oliva – Didática de Educação Física, A Criança em Movimento, Jogo, prazer e transformação, Editora FTD, 1998
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de e Colaboradores – Educação Infantil – muitos olhares, Editora Cortez, 2001;
KLISYS, Adriana, Ciência, Arte e Jogo, Projetos e atividades lúdicas na Educação Infantil, Editora Peirópolis, 2010.
HOFFMANN, Jussara – Avaliação na pré-escola – Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança, Editora Mediação, 2006.

11- CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM.
Lei do exercício profissional, Código de ética dos profissionais de enfermagem, Técnicas básicas de enfermagem; Terminologias; Administração de medicamentos; Cuidados de enfermagem no pré e pós-operatório; Infecção hospitalar; Resíduos de serviços de saúde; Reprocessamento de artigos; Assistência ao recém nascido, criança e adolescente. Assistência à gestante, parturiente e puérpera; Imunização, rede de frio e calendário básico de vacinas; Assistência de enfermagem em afecções clínicas dos sistemas cardio-vascular, respiratório, gastrointestinal, urinário, ginecológico; Prevenção e tratamento de neoplasias malignas; Primeiros socorros; Educação em saúde.

12 - CARGO PÚBLICO: INSTRUTOR MUSICAL.
Teoria musical: propriedades do som; pentagrama; notas; claves; figuras de nota;pausas. Ligadura; ponto de aumento; duplo ponto de aumento; fermata; ponto de diminuição. Compassos simples e compostos; fórmula de compasso. Regras de grafia; andamento; quiálteras; contratempo; sincopa; articulações; sinais de repetição; sinais de dinâmica; semitom e tom; intervalos; escalas maior e menor; tonalidade; modos eclesiásticos; classificação das vozes; classificação dos instrumentos; noções de acústica; série harmônica; acordes; cifras. Estilo musical; períodos musicais: medieval, renascentista, barroco, clássico, romantismo, música no século XX, música brasileira.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
LACERDA, OSVALDO. TEORIA ELEMENTAR DA MÚSICA. SÃO PAULO: RICORDI, 1967.
PRIOLLI, MARIA LUISA DE MATTOS.PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MÚSICA PARA A JUVENTUDE- 2 VOLUMES; CASA OLIVEIRA, 1978.
BENNET, ROY. UMA BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA. RIO DE JANEIRO; ZAHAR, 1988.
SCLIAR, ESTHER. ELEMENTOS DE TEORIA MUSICAL. SÃO PAULO;

13 - CARGO PÚBLICO: AGENTE ADMINISTRATIVO.
Possuir conhecimentos gerais da Constituição da República Federativa do Brasil, 1.988 e suas emendas. Constituição do Estado do Paraná e suas emendas. Lei Orgânica do Município e Lei Complementar Nº 009 de 01 de dezembro de 1993 – Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Ivaté. Admissão de pessoal: Posse, nomeação e exoneração do servidor. Ato Administrativo: Conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação e revogação. Contratos Administrativos: Idéia central sobre contrato, formalização e execução. Licitações: Modalidades Lei Nº. 8.666/1993 e suas alterações. Servidor Público: Direitos e deveres individuais e coletivos. Lei Complementar Nº101/00 de 04/05/2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal. Ética e Cidadania. Noções em arquivos. Noções de atendimento ao público e telefone. Saber elaborar e digitar ofício, portarias, decretos, edital, memorando, atas, resolução, comunicação interna, protocolo, ofícios, circulares, tabelas, gráficos e possuir conhecimentos de informática:
Informática:
- Sistema Operacional Microsoft Windows:
- Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle);
- Organização de pastas e arquivos;
- Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear);
- Mapeamento de unidades de rede.
- Editor de Textos Microsoft Word:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Criação e manipulação de tabelas;
- Inserção e formatação de gráficos e figuras;
- Geração de mala direta.
- Planilha Eletrônica Microsoft Excel:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Utilização de fórmulas;
- Geração de gráficos;
- Classificação e organização de dados.
- Internet:
- Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail);
- Infraestrutura.

14 - CARGO PÚBLICO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.
Perfil do Solo; Classificação e Levantamento do Solo; Métodos para Análise de Solo; Determinação da Necessidade de Adubação e Calagem. Mecânica dos Motores e Máquinas Agrícolas: Hidráulica Agrícola: Dimensionamento de Barragens, Vertedouros, Canais e Encanamentos. Construções Rurais: Planejamento Físico de uma Propriedade Rural. Cultivo das grandes Culturas Brasileiras. Olericultura: Importância Econômica das Hortaliças; Controle de plantas Daninhas: Tipos mais Comuns de plantas Daninhas e seu Controle Econômico. Drenagem Agrícola: Irrigação: Importância da Irrigação na Produtividade das Principais Culturas; Métodos de Irrigação. A Pesquisa Agropecuária no Brasil; Princípios Básicos. Climatologia Agrícola. Topografia: Planimetria e Altimetria. Fitossanidade: Fitopatologia e Entomologia; Doenças que Atacam as Principais Culturas; Pragas que causam sérios Danos Econômicos; Manejo integrado de pragas; Uso correto de agrotóxicos e afins. Meio Ambiente: Código Florestal Brasileiro; Mata Ciliar; Área de Preservação Permanente e Reserva Legal. Tecnologia de Produtos Agrícolas: Aproveitamento Industrial e Conservação de Produtos de Origem Animal e Vegetal. Tecnologia de Sementes: Métodos de Produção de Sementes Sadias. Organização Rural: Associação; Cooperativa e Condomínio Rural. Bovinocultura de Corte e Bovinocultura de Leite. Alimentação Animal: Silagem e Pastagem. Fruticultura. Evolução da Agricultura no Brasil e Extensão Rural.

15- CARGO: THD – TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL.
1. Atividades de limpeza, desinfecção e esterilização. 2. Cárie dentária. 3. Diagnóstico em
saúde bucal. 4. Exame clínico das estruturas bucais. 5. Técnicas preventivas para bebês,
crianças, adultos e idosos. 6. Cuidados com aparelhos protéticos. 7. Utilização de fluoretos em Odontologia (cariostáticos, dentifrícios, vernizes fluoretados, cariostáticos). 8. Levantamentos epidemiológicos. 9. Materiais dentários forradores e restauradores. 10. Equipamentos e instrumentais odontológicos (cuidados com limpeza, desinfecção e esterilização). 11. Noções de anatomia bucal, fisiologia e oclusão dentária. 12. Noções de cirurgia, endodontia, radiologia e terapêutica clínica. 13. Odontologia integral. 14. Periodontia: Posições, passos e técnicas de trabalho. 15. Principais lesões dos tecidos moles e duros. 16. Prevenção em saúde bucal. 17. Processo saúde/doença. 18. Restaurações (classe I, II, III, IV e V). 19. Selantes oclusais. 20. Semiologia.

16 - CARGO PÚBLICO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO.
Possuir conhecimentos gerais da Constituição da República Federativa do Brasil, 1.988 e suas emendas. Constituição do Estado do Paraná e suas emendas. Lei Orgânica do Município e Lei Complementar Nº 009 de 01 de dezembro de 1993 – Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Ivaté. Admissão de pessoal: Posse, nomeação e exoneração do servidor. Ato Administrativo: Conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação e revogação. Contratos Administrativos: Idéia central sobre contrato, formalização e execução. Licitações: Modalidades Lei Nº. 8.666/1993 e suas alterações. Servidor Público: Direitos e deveres individuais e coletivos. Lei Complementar Nº101/00 de 04/05/2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal. Ética e Cidadania. Noções em arquivos. Noções de atendimento ao público e telefone. Saber elaborar e digitar ofício, portarias, decretos, edital, memorando, atas, resolução, comunicação interna, protocolo, ofícios, circulares, tabelas, gráficos e possuir conhecimentos de informática:
Informática:
- Sistema Operacional Microsoft Windows:
- Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle);
- Organização de pastas e arquivos;
- Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear);
- Mapeamento de unidades de rede.
- Editor de Textos Microsoft Word:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Criação e manipulação de tabelas;
- Inserção e formatação de gráficos e figuras;
- Geração de mala direta.
- Planilha Eletrônica Microsoft Excel:
- Criação, edição, formatação e impressão;
- Utilização de fórmulas;
- Geração de gráficos;
- Classificação e organização de dados.
- Internet:
- Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail);
- Infraestrutura.

17 - CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA.
Acervos, serviços aos usuários e seção das bibliotecas; Administração e organização de bibliotecas; Alfabetação e ordem numérica; Aquisição de livros, periódicos e outros materiais; Catalogação; Classificação; Circulação; Classificação das bibliotecas; Código de ética do profissional Bibliotecário; Estatísticas e relatórios de bibliotecas; Histórico e evolução do livro e das bibliotecas; Instalações físicas das bibliotecas; Objetivos, funções e tipos de bibliotecas; Organização e guarda de livros e periódicos; Referências (segundo a NBR 6023, informação e documentação – Referências – Elaboração); Restauração, preservação e conservação de documentos; Setor e serviço de Referências; Tipos de documentos.
Referências:
ASSOCIACAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6023: informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL. Código de ética do profissional bibliotecário. Disponível em:
. Acesso em: 23 nov. 2011.
______. Lei n. 4084, de 30 de julho de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2011.
GOMES, Sonia de Conti; MOTTA, Rosemary Tofani. Técnicas alternativas de classificação: recuperação de livros revistas, folhetos e mapas. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
LUCCAS, LUCY; SEPIRIERRI, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995.
MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
MACIEL, Alba Costa. Instrumentos para gerenciamento de bibliotecas. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1995.
PRADO, Heloisa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
SILVA, Divina Aparecida da; ARAUJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e praticas para formação profissional. 4. ed. Brasília: Thesaurus, 2009.
18- CARGO PÚBLICO: COVEIRO.
Noções básicas em primeiros socorros. Prevenção e combate a princípios de incêndio. Segurança no trabalho. Ética no trabalho. Higiene pessoal. Relacionamento interpessoal. Boas maneiras. Boas práticas. Possuir conhecimento de limpeza em geral. Fazer o serviço de faxina em geral. Desenvolver atividades que exijam esforço físico. Possuir conhecimentos de manejar e zelar adequadamente pelas ferramentas, equipamentos e instrumentos da área. Possuir conhecimentos no espaço do cemitério: Auxiliar nos serviços funerários; Construir sepulturas; Preparar; Limpar; Abrir e fecha sepulturas; Realizar sepultamentos; Translados de corpos e despojos; Possuir conhecimentos em manuseio de máquinas e ferramentas de trabalho e Zelar pela segurança do cemitério.

19 - CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.
Noções básicas em primeiros socorros. Prevenção e combate a princípios de incêndio. Segurança no trabalho. Ética no trabalho. Possuir conhecimentos geral em: Higiene pessoal; Relacionamento interpessoal; Boas maneiras; Boas práticas; Limpeza em geral; Possuir conhecimentos de fazer o serviço de faxina em geral; Possuir conhecimentos de limpar e arrumar banheiros e toaletes; Possuir conhecimentos de coleta do lixo e colocando-os nos recipientes apropriados e Possuir conhecimentos em fazer café e, eventualmente, serví-lo.

20 - CARGO PÚBLICO: ELETRICISTA.
Possuir conhecimentos gerais em: Sistemas trifásicos, bifásicos e monofásicos; Ligação de interruptores e tomadas; Aterramentos; Amperagem de disjuntores; Calculo de corrente elétrica para uma circuito de chuveiro; Tipos de lâmpadas: fluorescentes, incandescentes; Tipos de fios e cabos; Tipos de eletrodutos; Voltímetro, amperímetro; Equipamentos de segurança; Dispositivo de proteção contra choques elétricos; Conhecimentos sobre projetos elétricos; Uso de escalímetro; Capacidade de condução de corrente; Conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual - EPIs;

21 - CARGO PÚBLICO: MOTORISTA.
Legislação de Trânsito.
Determinações do Código de Trânsito Brasileiro quanto a: Órgãos de trânsito e suas competências; normas gerais de circulação e conduta para condutores e pedestres abrangendo regras de direção defensiva; sinalização de trânsito; segurança, identificação e equipamentos obrigatórios dos veículos; registro e licenciamento dos veículos; categorias de habilitação e relação com veículos conduzidos; documentação exigida para condutor e veículo; condições físicas do condutor; conhecimentos de noções de primeiros socorros e respeito ao meio ambiente; infrações de trânsito e suas respectivas penalidades; processo administrativo para aplicação de penalidades; crimes de trânsito e suas penas; responsabilidade do condutor do veículo em relação a infrações cometidas e danos causados a pessoas e bens, inclusive com máquinas pesadas; condução de máquinas (pá-carregadeira, empilhadeira etc) em vias públicas; Cuidados operacionais com os equipamentos.
Bibliografia:
BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro, (CTB) – Lei Nº 9.503/97 e Anexo I e II.
BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito, (CONTRAN): Resoluções de números 14/98, 36/98, 43/98, 82/98, 92/99, 108/99, 136/02, 151/03, 160/04, 203/06, 205/06, 206/06, 235/07, 248/07, 257/07, 259/07, 270/08, 277/08, 299/08, 302/08, 303/08, 304/08, 363/10.
Cartilhas do Denatran de Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.
Sites para consulta:
www.denatran.gov.br ou www.detran.pr.gov.br





22 - CARGO PÚBLICO: OPERADOR DE MÁQUINAS.
Legislação de Trânsito.
As perguntas serão elaboradas de acordo com esses conteúdos:
Determinações do Código de Trânsito Brasileiro quanto a: Órgãos de trânsito e suas competências; normas gerais de circulação e conduta para condutores e pedestres abrangendo regras de direção defensiva; sinalização de trânsito; segurança, identificação e equipamentos obrigatórios dos veículos; registro e licenciamento dos veículos; categorias de habilitação e relação com veículos conduzidos; documentação exigida para condutor e veículo; condições físicas do condutor; conhecimentos de noções de primeiros socorros e respeito ao meio ambiente; infrações de trânsito e suas respectivas penalidades; processo administrativo para aplicação de penalidades; crimes de trânsito e suas penas; responsabilidade do condutor do veículo em relação a infrações cometidas e danos causados a pessoas e bens, inclusive com máquinas pesadas; condução de máquinas (pá-carregadeira, empilhadeira etc) em vias públicas; Cuidados operacionais com os equipamentos.
Bibliografia:
BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro, (CTB) – Lei Nº 9.503/97 e Anexo I e II.
BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito, (CONTRAN): Resoluções de números 14/98, 36/98, 43/98, 82/98, 92/99, 108/99, 136/02, 151/03, 160/04, 203/06, 205/06, 206/06, 235/07, 248/07, 257/07, 259/07, 270/08, 277/08, 299/08, 302/08, 303/08, 304/08, 363/10.
Cartilhas do Denatran de Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.
Sites para consulta:
www.denatran.gov.br ou www.detran.pr.gov.br

23 - CARGO PÚBLICO: TRATORISTA.
Legislação de Trânsito.
Determinações do Código de Trânsito Brasileiro quanto a: Órgãos de trânsito e suas competências; normas gerais de circulação e conduta para condutores e pedestres abrangendo regras de direção defensiva; sinalização de trânsito; segurança, identificação e equipamentos obrigatórios dos veículos; registro e licenciamento dos veículos; categorias de habilitação e relação com veículos conduzidos; documentação exigida para condutor e veículo; condições físicas do condutor; conhecimentos de noções de primeiros socorros e respeito ao meio ambiente; infrações de trânsito e suas respectivas penalidades; processo administrativo para aplicação de penalidades; crimes de trânsito e suas penas; responsabilidade do condutor do veículo em relação a infrações cometidas e danos causados a pessoas e bens, inclusive com máquinas pesadas; condução de máquinas (pá-carregadeira, empilhadeira etc) em vias públicas; Cuidados operacionais com os equipamentos.
Bibliografia:
BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro, (CTB) – Lei Nº 9.503/97 e Anexo I e II.
BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito, (CONTRAN): Resoluções de números 14/98, 36/98, 43/98, 82/98, 92/99, 108/99, 136/02, 151/03, 160/04, 203/06, 205/06, 206/06, 235/07, 248/07, 257/07, 259/07, 270/08, 277/08, 299/08, 302/08, 303/08, 304/08, 363/10.
Cartilhas do Denatran de Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.
Sites para consulta:
www.denatran.gov.br ou www.detran.pr.gov.br

24 - CARGO PÚBLICO: GARI.
Executar roçada, abertura de valas e covas; Executar serviços de limpeza geral de áreas externas e ambientais; Transportar o lixo aos depósitos apropriados; Executar serviços elementares e auxiliares na execução de obras públicas e serviços de manutenção de ruas, praças e prédios públicos; Capinar e limpar ruas; Realizar plantio e conservação de jardins e canteiros; Podar árvores, limpar canteiros, carregar e descarregar caminhões; Manusear ferramentas manuais e motorizadas pertinentes à realização dos serviços; Executar pequenos serviços de instalação hidráulica; Executar outras atividades compatíveis com o cargo; Pavimentação asfáltica; Recapeamento asfáltica; Operação tapa buracos; Coleta de entulhos; Carga e descarga de materiais; Montagem de palco; Poda de árvores; Fabricação de ½ fios; Transporte de cavaletes/tambores; Carga e descarga de merenda escolar; Coleta de sacos de lixo de varredura; Capina no quadro urbano; Ajudante de reformas e construções; Pintura de ½ fios no quadro urbano; Corte de grama em locais públicos e Carga e descarga de merenda escolar.

25 - CARGO PÚBLICO: CARPINTEIRO.
Uso do metro articulado, trena, esquadro, compasso. Construir, montar e reparar estruturas e objetos de madeira e assemelhados. Construir estruturas de madeira para cobertura. Seleção de madeiras reutilizáveis. Noções básicas de planejamento e organização na execução dos serviços de carpinteiro. Armazenamento de peças e equipamentos. Leitura e interpretação de projetos de construção civil - carpintaria. Instalação de janelas, portas, escadas. Pequenos consertos. Principais ferramentas. Principais técnicas para serrar madeira. Noções de segurança no trabalho. EPI. Referências bibliográficas. EPI – Norma Regulamentadora nº 6 , e, Ergonomia – Norma Regulamentadora nº 17

26 - CARGO PÚBLICO: MECÂNICO.
Possuir conhecimentos gerais em: Sistemas de freios: circuitos de freios hidráulicos e pneumáticos, seus componentes e funcionamento; sistema de direção: tipos de sistemas, componentes e geometria (caster, camber, alinhamento); suspensão: molas e amortecedores (tipos e funcionamento), componentes (barras e braços); pneus: tipos de pneus, calibragem e balanceamento; sistemas de transmissão: embreagens, câmbios, cardas e diferenciais; motores ciclo Otto e Diesel, Lubrificação básica: óleos lubrificantes (especificações e aplicação); montagem e desmontagem, elementos mecânicos: rolamentos e correias; manutenção preventiva e corretiva em equipamentos rodoviários, processos de soldagem (solda a gás e arco elétrico).

27 - CARGO PÚBLICO: MERENDEIRA.
Noções sobre a prática do trabalho. Higiene pessoal. Higiene e limpeza do local de trabalho e dos utensílios. Boas maneiras e comportamento no ambiente de trabalho. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Técnicas de conservação dos alimentos. Raciocínio lógico. Estocagem de gêneros alimentícios e controle de estoque. Doenças transmitidas por alimentos. Noções básicas de relacionamento humano. Cuidados com o lixo. Noções básicas sobre os alimentos e o seu preparo.

28- CARGO PÚBLICO: OPERÁRIO BRAÇAL.
Executar roçada, abertura de valas e covas; Executar serviços de limpeza geral de áreas externas e ambientais; Transportar o lixo aos depósitos apropriados; Executar serviços elementares e auxiliares na execução de obras públicas e serviços de manutenção de ruas, praças e prédios públicos; Capinar e limpar ruas; Realizar plantio e conservação de jardins e canteiros; Podar árvores, limpar canteiros, carregar e descarregar caminhões; Manusear ferramentas manuais e motorizadas pertinentes à realização dos serviços; Executar pequenos serviços de instalação hidráulica; Executar outras atividades compatíveis com o cargo; Pavimentação asfáltica; Recapeamento asfáltica; Operação tapa buracos; Coleta de entulhos; Carga e descarga de materiais; Montagem de palco; Poda de árvores; Fabricação de ½ fios; Transporte de cavaletes/tambores; Carga e descarga de merenda escolar; Coleta de sacos de lixo de varredura; Capina no quadro urbano; Ajudante de reformas e construções; Pintura de ½ fios no quadro urbano; Corte de grama em locais públicos e Carga e descarga de merenda escolar.

29- CARGO PÚBLICO: PADEIRO.
Noções sobre a prática do trabalho. Higiene pessoal. Higiene e limpeza do local de trabalho e dos utensílios. Boas maneiras e comportamento no ambiente de trabalho. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Noções de manuseio de equipamentos comuns à padaria. Técnicas de conservação dos alimentos. Raciocínio lógico. Noções básicas de relacionamento humano. Cuidados com o lixo. Noções básicas sobre os alimentos e o seu preparo.

30- CARGO PÚBLICO: PEDREIRO.
Conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual - EPIs; Conhecimento sobre demarcação da obra; materiais básicos de construção civil (areia, cimento, cal, pedra, etc); equipamentos e ferramentas; nível e prumo; concretos e argamassas; fundações; alvenarias; lajes; materiais de acabamento; impermeabilização; conhecimentos do sistema de metragem linear (trena, metro); economia no uso dos materiais; noção de assentamento de tijolos e revestimentos.

31- CARGO PÚBLICO: VIGIA.
Noções de Ética Profissional no seu trabalho. Segurança no Trabalho. Equipamentos de Proteção Individual. Comunicação pessoal e interpessoal. Atendimento telefônico. Higiene pessoal e limpeza. Regras de Segurança. Técnicas e Métodos de Segurança e Vigilância. Prevenção de acidentes no trabalho. Primeiros Socorros. Atitudes diante de incêndios. Uso de extintores. Postura Profissional. Relacionamento Interpessoal. Boas maneiras. Serviços de vigilância em prédios públicos, lagos, praças, bosques,terminal rodoviário do Município. Prisão em flagrante delito. Regras de condutas pré-determinadas no seu trabalho e Conhecimento básico de segurança.

32- CARGO PÚBLICO: ZELADOR.
Noções básicas em primeiros socorros. Prevenção e combate a princípios de incêndio. Segurança no trabalho. Ética no trabalho. Possuir conhecimentos gerais em: Higiene pessoal; Relacionamento interpessoal; Boas maneiras; Boas práticas; Limpeza em geral; Possuir conhecimentos de fazer o serviço de faxina em geral; Possuir conhecimentos de limpar e arrumar banheiros e toaletes; Possuir conhecimentos de coleta do lixo e colocando-os nos recipientes apropriados e Possuir conhecimentos em fazer café e, eventualmente, serví-lo. Reconhecer o uso de equipamentos de segurança e higiene do trabalho.


EMPREGO PÚBLICO:
01 - EMPREGO PÚBLICO: MÉDICO CLÍNICO GERAL.
Possuir conhecimentos básicos em doenças:
- Cardiovasculares: hipertensão arterial, choque, insuficiência cardíaca, arritmias, doenças reumática, trombose venosa.
- Pulmonares: bronquite, pneumonia, insuficiência respiratória, enfisema pulmonar, neoplasia.
- Digestórias: diarréia, pancreatite, hepatites, gastrite, úlcera péptica, parasitoses intestinais, doença intestinal inflamatória, tumores de colon.
- Renais: infecção urinária, insuficiência renal aguda e crônica, nefrolitíase.
- Hematológica: anemias, púrpura, distúrbios de coagulação, linfoma, leucemia.
- Metabólicas e endócrinas: desnutrinção, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo.
- Neurológicas: acidente vascular cerebral, coma, epilepsia, cefaléia, encefalopatia, meningite.
- Psiquiátricas: depressão, pânico, demência, delírio, alcoolismo, abstinência alcoólica, surto psicótico.
- Reumatológicas: doença reumatóide, osteoartrose, osteoporose, gota, artrite infecciosa.
- Dermatológicas: escabiose, pediculose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, urticária.
- Ginecológicas: vaginite, vaginose, doença inflamatória pélvica, Ca de colo uterino.
- Doenças sexualmente transmissíveis.
- Doenças de notificação compulsória.


02 - EMPREGO PÚBLICO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.
SUS (Sistema Único de Saúde); Programa Saúde da Família; Trabalho em equipe e ética; Visita domiciliar; Controle social; Indicadores de saúde; Saneamento básico; Higiene pessoal e do ambiente; Tuberculose, Hanseníase, DST/AIDS, Hipertensão arterial e Diabetes (fatores de risco); Saúde bucal; Saúde da Mulher; Saúde da criança; Saúde do Idoso; Saúde do trabalhador; Direitos da criança; Saúde Mental, Fatores de risco para Câncer; Calendário de vacinação; Cuidados com alimentação; Alcoolismo; Tabagismo; Doenças e agravos de notificação compulsória.



Este Anexo entra em vigor na data de sua publicação no Painel de Edital da Prefeitura Municipal, no Jornal Umuarama Ilustrado, na Cidade de Umuarama, Estado do Paraná, Órgão Oficial do Município de IVATÉ e no Site: WWW.http://portalivate.com/ e WWW.sed-ivate.blogspot.com

Gabinete do Prefeito Municipal de IVATÉ, Estado do Paraná, aos 05 dias do mês de dezembro do ano de dois mil e onze.



SIDINEI DELAI
Prefeito Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!