Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

5 de set. de 2011

4º Fórum Nacional Extraordinário - Bahia


A Diretora dos Centros Municipais de Educação Infantil Silvana dos Santos Fonseca Barbosa representou a dirigente Municipal de Educação Lucilene Garute dos Santos no 4º Fórum Nacional Extraordinário sediado no município de Mata de São João/Bahia patrocinado pela Undime e FNDE. O Fórum tratou temas centrais e estratégicos tais como: Prova Nacional de Concurso de Ingresso na Carreira Docente; Ideb; Prova Brasil; Políticas Públicas da Educação Básica; Indicadores da qualidade na Educação Infantil; Piso Salarial e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério; educação inclusiva; direito à educação; Siope; além das pesquisas "Perfil dos gastos Educacionais nos Municípios Brasileiros, "Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa - Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes", Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos"

Por uma hora e meia, mais de mil dirigentes municipais ficaram hipnotizados diante de uma mulher com discurso envolvente que tratou do tema "A Fragmentação do Ensino". A Palestrante foi Viviane Mosé, filósofa e professora há 30 anos.

Ela foi bastante aplaudida ao dizer "Tem que parar de falar mal do professor; o importante é ajudá-lo a sair da inércia".

Viviane envolveu a platéia criticando o consumismo, refletindo o valor do pensamento e questionando a fragmentação do ensino. "A escola que não te faz pensar, te desumaniza", provocou a filósofa". Comparou a escola à fábrica e criticou a linha de montagem no ensino para a produção de mão de obra para o mercado de trabalho. Criticou o vestibular como forma de ingresso à universidade, e exaltou o Enem como bilhete de entrada ao ensino superior. "Pensar é confrontar uma ideia com a outra". E enfatizou a importância do conteúdo para a vida.


Silvana e Larissa Biassio - Secretária Executiva da Undime-PR


Palestrante: Viviane Mosé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!