Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

18 de mai. de 2011

Qual é o valor do professor nos dias atuais?

Qual é a sua importância em um mundo repleto de informações, de avanços científicos e tecnológicos que atravessam oceanos com a rapidez espantosa de um livre acesso informatizado pela Internet?

Para mim, a sua importância reside em trabalhar o que está esquecido e relegado a um segundo plano por este mesmo mundo que progride, mas que não sei o quanto evolui. Seu valor é resgatar o humano que se perde pelo individualismo crescente em uma sociedade que não se questiona, que parece priorizar o poder e o saber, sem se importar com o implantar de valores éticos e morais.

O valor do professor reside em "formar", muito mais do que informar, e informar muito mais do que "enformar", ou seja, sua importância aparece quando ele arrisca fazer com que seus alunos se conscientizem do que os rodeia, quando os instiga e os leva à dúvida, à inquietação, à contestação, ao questionamento.

Seu valor é imenso quando transmite o que sabe, de modo estimulante e consciente, reconhecendo que o que se estabelece entre mestres e seus aprendizes é antes de tudo uma relação de troca, porque ensinar também é, antes de tudo, aprender.

A importância do professor é proporcional à sua atuação enquanto educador, a quanto de coragem possui para fazer do educar um ato de cumplicidade, de troca e de vida, como disse Gabriel Chalita.

O valor do professor transparece, quando ele educa e acolhe como missão orientar e incentivar jovens e crianças a descobrir suas potencialidades, quando exerce a sua capacidade de despertar no outro um sem-número de qualidades adormecidas.

Elisabeth Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!