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19 de jun. de 2013

CONAE 2014



O município de Ivaté participou no último dia 06 de junho em Tapira da Conferência Intermunicipal da CONAE (Conferência Nacional da Educação) juntamente com os municípios de Icaraíma, Douradina, Tapira, Alto Paraíso e Nova Olímpia que contou ainda com a presença do Núcleo Regional de Educação (NRE). Ivaté representada pela Dirigente Municipal de Educação, Silvana dos Santos Fonseca, Prefeito Sidinei Delai e demais vinte e quatro pessoas de segmentos diferentes da sociedade civil participaram do evento que iniciou as 08h00 e encerrou-se as 17h30m.



A conferência iniciou-se com a apresentação dos alunos de Educação Especial de Tapira, que alegraram o ambiente com músicas populares. Em seguida, foram apresentados os seguintes temas como pauta:



·         O que é CONAE?;
·         Fórum Estadual de Ed. FEE;
·         Quem integra a CONAE?;
·         Representantes obrigatórios;
·         Conferência Municipal;
·         Conferência Estadual;
·         Etapa finalizadora da CONAE 2014;
·         Divulgação, mobilização e criação do regimento;
·         Apoio financeiro;
·         Eixos da CONAE

O promotor Mario Augusto palestrou sobre as práticas da política educacional, diversidades educacionais, discriminatórias, desiguais e inclusivas. Sobre a importância de descentralizar o poder e valorizar o coletivo, o solidário. Refletiu sobre a importância de capacitações constantes dos conselhos. Encerrou sua palestra com a seguinte reflexão: “Sempre se colocar no lugar do outro, para compreender o que de fato acontece e o que pode ser modificado”.



Em seguida, cada município apresentou mudanças nos sete eixos, distribuídos da seguinte forma, para aprovação dos presentes:

·         Douradina: Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;



·         Nova Olímpia: Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;

·         Tapira: Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;

·         Ivaté: Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;



·        










 Alto Paraíso: Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;

·         Icaraíma: Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Cada Eixo Temático tem uma pequena introdução que situa a problemática do eixo e, em seguida, um elenco de propostas para discussão, com indicação do ente federado a quem cabe a iniciativa de encaminhar os processos necessários para viabilizar a realização de cada proposta. 


















By: Letícia S. Pestana

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