No
dia 13 de março de 2013 nas dependências da Escola Municipal Professor Walter
Bergman teve inicio mais uma formação de Língua Portuguesa para as professoras
alfabetizadoras de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
Estavam presentes as diretoras das
escolas e equipe pedagógica para conhecerem o formato do programa e seus
objetivos. O encontro contou com a presença da Secretária de Educação, Silvana
dos Santos Fonseca que conversou com as professores sobre a importância do PACTO
em nosso município.
O Programa Pacto será coordenado
pela professora Ilza Maria da Silva e terá como orientadora a professora Rilda
Andreuci de Souza. O PACTO é um acordo formal assumido pelo Governo Federal,
Estados, Municípios e Entidades para firmar o compromisso de alfabetizar
crianças até no máximo 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
ENTENDA
O PACTO: http://pacto.mec.gov.br/
O Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos
governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar
que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final
do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de
idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de
escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas
convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam
conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de
estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão
considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1.
o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige
um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
2.
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão,
a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter
clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de
métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto,
os entes governamentais se comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Para conhecer
melhor o Pacto
As Ações do
Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
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