A Secretária Municipal de Educação, Silvana dos
Santos Fonseca e a Coordenadora do SIGET Letícia de Souza Pestana, participaram
no dia 26 de fevereiro no Núcleo Regional de Educação de Umuarama de uma
Webconferência, com os outros coordenadores dos dezenove municípios
jurisdicionados ao NRE.
Durante a Webconferência, foram passados todos os
campos que devem ser preenchidos pelos coordenadores como:
1.
Sistema Municipal de Transporte Escolar;
2.
Fornecedores do transporte escolar;
3.
Rotas (trajeto feito pelos alunos até as escolas,
turnos e número de alunos);
4.
Veículos de Transporte Escolar (se é frota própria
ou se é utilizado veículo terceirizado);
5.
Condutores (motoristas, cursos por eles feitos,
habilitação, etc);
6.
Combustíveis (tipos de combustíveis)
O QUE É O SIGET?
O Sistema de Gestão do Transporte Escolar (SIGET) é
parte integrante da Metodologia Paraná para o Transporte Escolar (MPTE). Foi
construído em função do desenvolvimento do Plano de Transporte Escolar (PTE),
levado a efeito pelo Governo do Estado do Paraná com base em um convênio
realizado entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Secretaria de
Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU). A produção da MPTE e do SIGET decorre
de contrato firmado entre SEDU e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento
(LACTEC).
Este sistema destina-se a consolidar e tornar
disponíveis todos os recursos técnico-metodológicos, informativos e
instrumentais desenvolvidos no âmbito do Plano de Transporte Escolar, tais
sejam:
-informações diversas para os usuários públicos e
institucionais;
-a metodologia geral dos trabalhos desenvolvidos;
-o próprio Sistema, passível de ser baixado e
instalado em outras entidades públicas gestoras de transporte escolar;
- manual do pesquisador de campo (para
levantamento de rotas);
- método para mapeamento das rotas de T.E. (via
aparelhos GPS/PDA);
- programas para mapeamento das rotas de
transporte escolar;
- metodologia para produção de indicadores para o
transporte escolar;
- metodologia para produção de mapas temáticos e
análise visual de problemas relacionados com a demanda de transporte escolar;
- manual de normas para o transporte escolar;
- manual da legislação pertinente ao transporte
escolar;
-outros produtos e serviços (cadastros, relatórios,
indicadores etc.).
Também disponibiliza recursos audiovisuais e de
instrução programada para capacitação orientada e auto-capacitação dos gestores
de transporte escolar. Mais ainda, além dos recursos institucionais de identificação
de autoria, de viabilidade de comunicação com os gestores do sistema, dos links
úteis acerca do tema transporte escolar, possibilita também a obtenção de
exemplos dos produtos disponíveis pelo SIGET e o acesso a notícias relacionadas
com o transporte escolar.
O SIGET foi construído de forma a tornar possível
sua customização (identificação institucional e de sistema) caso o mesmo seja
adotado por outros usuários institucionais interessados na problemática de
gestão do transporte escolar.
É disponível de modo gratuito e aberto para uso
institucional público
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