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26 de ago. de 2013

SEMINÁRIO PARANAENSE DE ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Diretora dos Centros de Educação Infantil Rilda Andreuci de Souza e a Coordenadora da Creche Santa Terezinha Sonia Maria Gomes Lima Fabri, participaram no dia 22 de agosto, na Sala de Reuniões do NRE de Umuarama, das 8h30min às 17h00, do "Seminário Paranaense de Articulação de Educação Infantil e Anos Iniciais - Descentralizado", onde foi tratado sobre elaboração e implementação das práticas pedagógicas a serem desenvolvidas nos espaços das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.




















Elas posteriormente terão o papel de disseminar os conteúdos trabalhados nos encontros: Infância e Criança; Proposta Pedagógica; Planejamento; Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais; Organização do Trabalho Pedagógico; Avaliação e Formação de Professor.

Próximas etapas previstas:

 2ª Etapa: 30/09/13 – 8h
3ª Etapa: 22/10/13 – 8h
 4ª Etapa: 04/11/13 – 8 h Horário:

8h30 às 17h00 Fonte: Letícia de Souza Pestana

21 de ago. de 2013

MERENDEIRAS RECEBEM UNIFORME PADRÃO




A Dirigente Municipal de Educação Silvana dos Santos Fonseca Barbosa e a nutricionista da SEDUC Josemeire Gonsalves Pereira Pedroso, fizeram a entrega de uniformes para as merendeiras que atuam nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), agora no mês de agosto.

A nutricionista da SEDUC, disse que o principal objetivo no uso dos uniformes consiste em oferecer melhores condições de higiene durante o processo de manipulação da merenda dos alunos, além disso, todas as merendeiras estarão com o uniforme padrão.

Diversas outras medidas foram adotadas com o objetivo de melhorar a qualidade do alimento que é servido nas escolas, como, por exemplo, a inovação do cardápio com a inserção de frutas, legumes, peixes, derivados de leite entre outros gêneros de grande valor nutricional e adaptação de novas receitas, que tiveram grande aceitação por parte dos alunos de toda a rede municipal.

A  Secretária Municipal de educação citou que fica tranquila em saber que as crianças tem uma boa alimentação, é um momento importante para seu crescimento e desenvolvimento.

Creche Menino Deus - Distrito Herculândia

Escola Municipal Herculândia - Distrito

Creche Santa Terezinha

Escola Professor Walter Bergman

IVATÉ PARTICIPOU DA REUNIÃO DO PAR EM UMUARAMA



O Prefeito Sidinei Delai, a Dirigente Municipal de Educação Silvana dos Santos Fonseca e a Técnica do PAR da SEDUC Letícia de Souza Pestana participaram ontem 21 de agosto em Umuarama no Núcleo Regional de Educação de reunião “Em Polo” prevista no Projeto PAR (Plano de Ações Articuladas), para esclarecimentos sobre o processo de atualização dos dados do município, com a presença de Mauricio Pastor, Coordenador dos NREs e Assessor de Planejamento da SUED e Paulo Schimidt, assessor da Vice-Governadoria e membro do Conselho Estadual da Educação.



Estavam presentes também o chefe do NRE de Umuarama, Adalberto Carlos Rigobello e o Técnico de Campo do FNDE, Joandio Azevedo de Medeiros, que ficou responsável em assessorar os 19 municípios jurisdicionados ao NRE de Umuarama.



Foram abordados temas referentes a projetos para captar recursos, aspectos gerais do sistema, questões práticas de preenchimento e atendimento individual por município.

O Plano de Ações Articuladas – PAR do nosso município para 2011 a 2014 já está atualizado e nesse momento seus estatus esta em “análise”. Ivaté já foi contemplada com recursos no valor de R$-240.500,00 para aquisição de um ônibus rural padronizado para o transporte escolar (em breve será entregue), duas lousas digitais no valor de R$-3.650,00 (em breve será entregue), 100 conjuntos de carteiras para alunos no valor de R$-13.400,00, 15 conjuntos para professores R$-2.850,00 e quatro mesas para pessoas em cadeira de rodas no valor de R$-503,60, (no entanto, ainda não está disponível para aquisição), totalizando assim um montante de R$-260.903,60.

Adicionar legenda















O PAR é monitorado todos os dias, no mínimo duas vezes, dessa forma ele está em constante atualização e o município não corre o risco de perder nenhum recurso. Por isso, é muito importante essas capacitações constantes.

14 de ago. de 2013

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PNATE 2011 E 2012




Os conselheiros do FUNDEB reuniram-se no dia 07 de agosto para analisarem a prestação de contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar/Fundamental (PNATE) dos exercícios de 2011 e 2012.

Durante a reunião a conselheira do FUNDEB Katiane Anselmo de Souza assumiu sua função de Presidente após ter seus dados aprovados no CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB) e de acordo com a nova Portaria n. 2.492/2013.



Foram analisadas as formas de execução do PNATE, verificados os demonstrativos das rotas de transporte escolar e distância de cada, identificando o veículo que faz a rota, a propriedade do veículo, número de vezes por dia que a rota é feita, número de alunos transportados por vez, habilitação dos motoristas e condições dos veículos. 

Após essas discussões foi apresentado o programa SIGECON (Sistema de Gestão de Conselhos) onde a presidente do Conselho Katiane Anselmo de Souza deve entrar e responder um questionário de acompanhamento com treze questões referentes ao acompanhamento do transporte escolar de 2011 e 2012 e acesso aos relatórios da prestação de contas preenchido pelo técnico da prefeitura no sistema SIGPC – Contas Online (Sistema de Gestão de Prestação de Contas).

Finalmente após analisar todos os relatórios em conjunto com os conselheiros foi emitido parecer conclusivo sobre os recursos utilizados. O conselho na sua maioria decidiu como aprovado todos os relatórios apresentados.





              CONSELHO DO FUNDEB

Art. 1.º - CONSTITUIR o CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – CONSELHO DO FUNDEB, para atuar no período de 28 de março de 2012 a 28 de março de 2014, pelos membros a seguir nominados:
 


I - REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO

Titular: Sonia Maria Gomes Lima Fabri
Suplente : Ilza Maria da Silva

Titular: Selma Cristina de Souza
Suplente: Letícia de Souza Pestana

II - REPRESENTANTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA MUNICIPAL

Titular:Luci Aparecida Valério Xavier
Suplente: Leonice da Conceição Santana

III - REPRESENTANTE DOS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Titular: Sandra Batista de Sá Santin  (vice-presidente)
Suplente: Marli Gabriel

IV - REPRESENTANTE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Titular: Katiane Anselmo de Souza  (Presidente)
Suplente: Sirlene Tomain Mesquita

V - REPRESENTANTES DOS PAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

Titular: Clodoaldo Barbosa
Suplente: Luzinete Ramos Costa

Titular: José Henrique da Silva
Suplente: Monica Ribeiro Bassos

VI - REPRESENTANTE DO CONSELHO TUTELAR

Titular: Claudete Vieira dos Santos

Suplente: Cleide Maria Andregheti   

VII - REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

Titular: Ivanildo Rocha da Silva
Suplente: Helena Miorin Bazan

Titular: Osvaldo Piva
Suplente: Edson da Cruz Marques da Silva 



Fonte: Letícia S. Pestana
BY: Seduc