Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

29 de jul. de 2011

TREINAMENTO DE ATENDES DE BIBLIOTECA EM CURITIBA


As Atendentes de Biblioteca Adriana Buzon Marques Vicentin e Lenir Moura participaram em Curitiba nos dias 21 e 22 de julho de 2011 do "Treinamento sobre Organização Geral do Acervo" na Biblioteca Cidadã.

O treinamanto foi para capacitá-las sobre a organização do acervo para as bibliotecas cidadãs que serão inauguradas nos municípios do Paraná. O objetivo desses treinamentos é sempre ofertar subsídios aos atendentes de bibliotecas públicas para que melhorem o atendimento de suas comunidades, visando o crescimento sócio-cultural dos cidadãos paranaenses.

A Biblioteca Cidadã de Ivaté esta em construção e logo será inaugurada, e contará um acervo extenso.



20 de jul. de 2011

Enem passará a ser obrigatório para estudante solicitar o Fies


ASCOM-FNDE (Brasília) - A partir de 29 de julho, estudantes que tenham concluído o ensino médio em 2010 ou data posterior só poderão solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) se tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para requerer o Fies no segundo semestre de 2011, o aluno deve ter feito o Enem em 2010.

Estão isentos professores das redes públicas da educação básica em efetivo exercício do magistério. Para estudantes que tenham terminado o ensino médio em anos anteriores a 2010, e que são candidatos ao Fies, basta apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. Deles não será exigido o Enem. O pedido do financiamento pode ser feito em qualquer data, independente do semestre que o aluno curse.

As regras que entram em vigor no final de julho estão na Portaria Normativa nº 15/2011, publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 11. A mesma portaria trata da renovação (aditamento) de contratos do Fies firmados até o primeiro semestre de 2011.

A renovação, que é obrigatória a cada semestre, deve ser feita até 31 de julho. Segundo Antonio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a portaria regulamenta os procedimentos do aluno para aditar o contrato (simplificado e não simplificado), enumera os documentos que deve apresentar, trata de situações como a fiança convencional e solidária, transferência de instituição, dilatação do prazo de financiamento.Beneficiários do Fies que tenham tomado empréstimo na Caixa Econômica Federal devem aditar os contratos no Sistema de Financiamento Estudantil (Sifes); e os que tomaram financiamento a partir de 14 de janeiro de 2010 devem renovar os contratos no Sistema Informatizado (SisFies) do FNDE, que é o agente operador do Fies a partir daquela data, de acordo com a Lei nº 12.202/2010.

Fonte: www.fnde.gov.br

18 de jul. de 2011

Vizivali - Primeira Chamada para confirmação de dados

Dia 20/07/2011 - Primeira Chamada para confirmação de dados - Curso de Pedagogia.

Professores concluintes do Programa de Capacitação – VIZIVALI, em atividade docente, que ainda não realizaram aproveitamento de Estudos.

Visando regularizar a situação dos concluintes do Programa de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil -VIZIVALI, o Parecer n. º 136/2010 do Conselho Nacional de Educação – CNE considera o dispositivo de Aproveitamento de Estudos, previsto no art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei n. º 9394/1996, nos Cursos de Pedagogia que atenderem os egressos do Programa de Capacitação – VIZIVALI. Também, a Carga-Horária mínima de 1.300 (mil e trezentas) horas para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio de uma oferta, junto a uma Instituição de Ensino Superior, respeitando, os Projetos Pedagógicos e a Autonomia das Instituições de Ensino Superior.

Dessa forma, a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia será feita pelas Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO e contando com apoio da UENP E UNIOESTE), na modalidade a Distância, e nos Polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC/CAPES. O início está previsto para o mês de agosto de 2011, e terá a duração de aproximadamente 01 (um) ano.

Visando identificar e quantificar os(as) Professores(as) concluintes do Programa de Capacitação VIZIVALI que necessitam realizar o Curso de Licenciatura em Pedagogia, a Secretaria de Estado da Educação – SEED realizou um Cadastramento que, após a tabulação e análise dos dados, bem como, os entendimentos mantidos com as Universidades acima mencionadas, se considerou o seguinte:

“Realizar a Primeira Chamada para os concluintes do Programa de Capacitação – VIZIVALI que, à época da realização do Programa, exerciam atividades docentes, e também para aqueles que as exercem atualmente, e que ainda não realizaram Curso Superior e/ou aproveitamento de Estudos, junto a uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto, solicitamos a conferência e a confirmação dos Dados Cdastrais e Pólo da Universidade Aberta do Brasil, local onde serão realizados os encontros presenciais (Web conferências, avaliações e estágios), previamente agendados pela IES responsável pela oferta do Curso de Licenciatura em pedagogia, conforme orientação a seguir”:

1. Acessar o Site do Portal: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, no lado direito da tela, na coluna “Destaque” clicar no ícone “VIZIVALI- Confirmar Dados”. Observar as orientações e proceder a conferência e a confirmação dos seguintes dados.

a) Nome.

b) RG.

c) Município de residência do Professor.

d) Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, pré-definido, aonde o Professor deverá desenvolver as atividades requeridas para o Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, ofertado por uma das Universidades Estaduais.

Informamos que para a escolha do Polo considerou-se a proximidade com o Município de residência do Professor, informada no Cadastro. No entanto, se caso outro Polo reunir melhores condições para o interessado, como locomoção, por exemplo, o Professor (a) poderá fazer a sugestão do novo Polo.

2. Se os dados (RG, e Município de residência) estiverem de acordo e não for necessário realizar qualquer alteração, deverá clicar no link: confirmar dados e Polo, digitar corretamente o Nome e o E-mail, como via de comunicação da SEED.

3. Para realizar as correções nos dados e/ou sugerir mudança de Polo, se for imprescindível, o Professor (a) deverá clicar no link: alterar dados e/ou Pólo, preencher corretamente os dados solicitados, incluindo E-mail, como via de comunicação da SEED.

4. prazo para a confirmação dos Dados e a indicação do Polo encerrará, impreterivelmente, no dia 20/07/2011, podendo ser feita de qualquer computador conectado à Internet. A efetivação da Matrícula no Curso de Pedagogia deverá ser realizada em data posterior, de acordo com os critérios e normas da Plataforma Freire/UAB e da Universidade Estadual que atuar no Polo confirmado ou sugerido pelo Professor (a). Inclui-se nos critérios de aceitação de Matrícula a comprovação do exercício de Atividades Docentes, à época da realização do Programa de Capacitação – VIZIVALI, e/ou atualmente.Portanto, acompanhem as informações no Portal Dia-a-Dia Educação, pois não haverá prorrogação de prazos.

Ressaltamos, uma vez mais, que esta Primeira Chamada se refere especificamente aos concluintes que eram e/ou são Professores (as) ou seja:

1. Exerciam atividades docentes, na época da realização do Programa de Capacitação - VIZIVALI, nos Sistemas de Ensino Municipal, Estadual e/ou Instituições Escolares devidamente conveniadas com a Rede Pública de Ensino.

2. Exercem, atualmente, atividades docentes nos Sistemas de Ensino Municipal, Estadual e/ou Instituições Escolares devidamente conveniadas com a Rede Pública de Ensino.

3. Os Professores que, porventura, se enquadrarem nos critérios 1 e 2 acima descritos, e não estão relacionados para a Primeira Chamada, deverão dirigir-se ao Núcleo Regional de Educação – NRE da sua região, Setor de Recursos Humanos – RH, munidos de documentos comprobatórios de atividades docentes para serem incluídos.

Pedimos aos demais concluintes do Programa de Capacitação – VIZIVALI que não se enquadram nos critérios da “primeira Chamada” solicitamos que aguardem novas informações. Os encaminhamentos, em tempo, serão divulgados no Portal Dia-a-Dia Educação.

Assim, solicitamos empenho dos Núcleos Regionais de Educação, das Secretarias Municipais de Educação, dos próprios Professores, bem como de todos os segmentos envolvidos para a divulgação, orientação e realização dos procedimentos no prazo devido. Informamos que não haverá prorrogação de prazo. Não haverá prorrogação de prazo.

As dúvidas e/ou dificuldades poderão ser sanadas pelo telefone: 0800 6451521.


Relação de Pólos e Universidades Estaduais do Paraná para oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, para os Egressos do Programa de Capacitação –VIZIVALI.

POLO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

01

APUCARANA - UNICENTRO

02

ASSAÍ - UEM

03

ASTORGA - UEM

04

BANDEIRANTES - UEPG

05

BELA VISTA DO PARAISO - UEM

06

BITURUNA - UEPG

07

CERRO AZUL - UEL

08

CEU AZUL - UEM

09

CIDADE GAÚCHA - UEM

10

COLOMBO - UEL

11

CONGONHINHAS - UEPG

12

CRUZEIRO DO OESTE - UEM

13

CURITIBA - UEL

14

DIAMANTE DO NORTE - UEM

15

DOIS VIZINHOS - UNICENTRO

16

ENGENHEIRO BELTRÃO - UEM

17

FAXINAL - UEM

18

FLOR DA SERRA DO SUL - UEM

19

FOZ DO IGUAÇU - UEM

20

GOIOERÊ - UEM

21

GUARANIAÇU - UNICENTRO

22

IBAITI - UEPG

23

IPIRANGA - UEPG

24

ITAMBÉ - UEM

25

JACAREZINHO - UEM

26

JAGUARIAIVA - UEPG

27

LAPA - UNICENTRO

28

LARANJEIRAS DO SUL - UNICENTRO

29

NOVA LONDRINA - UEM

30

NOVA SANTA ROSA - UEM

31

NOVA TEBAS - UNICENTRO

32

PALMEIRA - UEL

33

PALMITAL - UEPG

34

PARANAGUÁ - UEL

35

PARANAVAI - UEM

36

PATO BRANCO - UNICENTRO

37

PINHÃO - UNICENTRO

38

PONTA GROSSA - UEPG

39

PRUDENTOPOLIS - UNICENTRO

40

RESERVA - UEPG

41

RIO NEGRO - UEPG

42

SÃO MATEUS DO SUL - UEPG

43

SARANDI - UEM

44

SIQUEIRA CAMPOS - UEM

45

TELÊMACO BORBA - UEPG

46

UBIRATÃ - UEM

47

UMUARAMA - UEM

8 de jul. de 2011

Recesso

A Secretaria de Educação à partir do dia 11 a 23.07 estará em novo horário de atendimento, durante o período de recesso escolar.

Estará atendendo das 08h00 as 13h00.

5 de jul. de 2011

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IVATÉ


Foi realizada ontem (04.07.20010) a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ivaté (CONSEA) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaté, promovido pelas Secretarias Municipais de Educação, Bem Estar Social/CRAS e Agricultura.

O evento teve como palestrante: Mileni Alves Secon e as autoridades do município.

A conferência teve como objetivo geral construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, promovendo a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo e com a participação da sociedade.

Foram eleitos na I Conferência (CONSEA) 01 delegado governamental e 02 delegados da sociedade civil que irão representar nosso município na Conferência Regional em Umuarama no dia 27.07.2011.