Pesquise aqui, sem sair do nosso blog!

29 de mar. de 2011

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.


Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias.
O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.
Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação no processo da leitura e seus aspectos fundamentais na visão lingüística, psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/a-arte-contar-historias.htm

17 de mar. de 2011

Você acha que seu problema é o maior?

O que leva uma pessoa a superar seus limites?

Essa é uma pergunta simples, mas que pode se tornar tão complexa como uma teoria de fisica.

Afinal, qual o nosso verdadeiro limite?

Muitas vezes olhamos uma pessoa se esforçando para conseguir algo, e inevitavelmente dizemos que ela superou seus limites...Mas o limite de quem ela superou? Os dela ou os seus?

11 de mar. de 2011

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.

Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Parabéns especial as bibliotecárias da Biblioteca Pública Leolina Torres Chalegre "Adriana Buzon Marques Vicentin e Lenir Moura".

4 de mar. de 2011

CARNAVAL EM IVATÉ

VAMOS FESTEJAR O CARNAVAL

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DO TRADICIONAL CARNAVAL DE RUA EM IVATÉ. NOS DIAS 05, 06 E 07 DE MARÇO COM A BANDA KEBRADEIRA (CIANORTE) PERTO DA FARMÁCIA IRISFARMA.

VAMOS FESTEJAR COM CONSCIÊNCIA! BEBAM COM MODERAÇÃO, NÃO JOGUEM LIXO NA RUA E RESPEITEM O ESPAÇO DO OUTRO.

BOM CARNAVAL A TODOS................



AVISO.............

A SEDUC RETORNARÁ A SUAS ATIVIDADES NA QUINTA-FEIRA (10/03/11). COMUNICAMOS QUE FOI DECRETADO PONTO FACULTATIVO DIA 09/03/2011. ALGUMAS REPARTIÇÕES ESTARÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE NESSE DIA.


1 de mar. de 2011

CARNAVAL NO BRASIL

No século XVII, os portugueses trouxeram para o Brasil uma festa popular chamada Entrudo. Tal festa era basicamente formada por brincadeiras, como sujar e molhar as pessoas com água, limão, farinha, terra, vinhos, sucos e coisas em estado de putrefação.

A partir de 1870, o Entrudo vagarosamente deixou de ser festejado dando lugar ao carnaval. Eram bailes e desfiles glamurosos, cuja inspiração era buscada na Europa. Tal substituição priorizou a classe bem sucedida da população, pois os menos favorecidos que compunham a maior parte dos festejantes do Entrudo não tinham condições de pagar os altos valores cobrados nos clubes e bailes.

A classe baixa então buscou realizar suas festividades nas vias públicas com a construção de blocos, grupos de maracatus, frevos, até que, em 1928, surgiu a primeira escola de samba: a Deixa Falar, que posteriormente recebeu o nome de Estácio de Sá. A partir desse período, o carnaval de rua foi priorizado nas grandes cidades brasileiras.

Em 1935, as prefeituras passaram a contribuir com a organização do carnaval, oferecendo ajuda de custo para a construção de diferentes desfiles e carros alegóricos.